Em entrevista ao site Financial Times, o presidente e CEO da Acer, JT Wang, revelou que a Microsoft deveria “pensar duas vezes” antes de lançar o tablet Surface. O alerta partiu em função do impacto que o novo tablet da gigante de Redmond pode causar no mercado, já que o modelo é considerado a arma da Microsoft para competir com o iPad e com Android no segmento de tablets, mas também irá concorrer com dispositivos similares de parceiros da própria companhia, que é o caso da própria Acer.
Outro motivo para o desconforto com a chegada do Surface é o fato das parceiras da Microsoft não terem sido informadas sobre o aparelho até pouco antes de sua divulgação, em junho deste ano. O CEO da Acer observa ainda que é perigoso para a própria desenvolvedora do Windows trabalhar ao mesmo tempo com software, onde é líder mundial, e hardware, onde a empresa não tem tanta experiência.
A maior preocupação de Wang está nas providências que as demais fabricantes deverão tomar caso a Microsoft resolva criar seu próprio hardware. O CEO da Acer acredita que a competição se tornará desleal, uma vez que os consumidores tenderão a dar preferência ao tablet da Microsoft.
O Microsoft Surface foi anunciado como o primeiro tablet a contar com o sitema operacional Windows 8, e tem lançamento previsto para outubro de 2012. Seu preço, de acordo com especulações de especialistas, deve ser compatível com as ofertas atuais de tablets (no Brasil, entre R$ 1.200 e 2.000).