Em participação no evento de negócios Creative Content Summit realizado na última terça-feira (31), na Inglaterra, Sir Jonathan Ive ou Jony Ive, designer sênior da Apple, fez alguns comentários sobre o processo de criação do iPhone. Dentre eles, revelou um grande problema quase impediu que o iPhone chegasse às prateleiras.
Ive é certamente um dos empregados da Apple mais conhecidos no mundo, e hoje é o vice-oresidente de design industrial da empresa. Ele é homem por trás de quase todos os produtos da Apple, desde 1992.
Um exemplo de problema fatal citado por Jony Ive no processo de criação do iPhone foi que os usuários, ao segurarem o telefone próximo ao ouvido, acidentalmente pressionavam os botões na tela. A Apple resolveu o problema com o sensor de proximidade, que apaga a tela enquanto o usuário coloca o aparelho junto ao ouvido.
Outra observação de Ive era falar “muito alto” sobre as virtudes do produto. Segundo ele, este é um sintoma de que o produto não está pronto para o mercado. O designer acredita que ao falar demais sobre um aparelho, é como se você estivesse tentando se convencer de que o produto é bom. Assim, para ele, essa é a hora de voltar a prancheta de desenhos.